Celebrar Portugal

Artes, Cultura e História

work-image
work-image
work-image
Sobre o projeto

Compartilhando Culturas

CELEBRAR PORTUGAL é um projeto de dinamização e difusão pedagógica das Artes, da Cultura e da História da nossa região, apoiado pela Direção Regional de Juventude, através do PRINT - Programa de Inovação e Transformação Social.

Foi criado, em 2023, pelo grupo informal de jovens Compartilhando Culturas, em colaboração com a ACADÉMICA DA MADEIRA e a Associação Teatro Bolo do Caco, com o objetivo de dinamizar a visita educativa History Tellers: Funchal Cultura Viva, mantida por estas associações. O trabalho do Compartilhando Culturas promove a igualdade de acesso de todos os jovens a esta visita, tornando-a interativa através deste portal.

A HERANÇA MADEIRENSE é um programa premiado da ACADÉMICA DA MADEIRA, desenvolvido desde 2016, mas cuja origem remonta a 2012 quando o Colégio dos Jesuítas do Funchal começou a receber visitantes através de um ambicioso programa cultural iniciado pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Ao longo dos anos, o programa recebeu mais de dez prémios e distinções nacionais e internacionais. Conta, na atualidade, com mais de dez voluntários com formação para acompanhar cinco circuitos de visitas culturais na Baixa do Funchal.

Entre maio e novembro de 2023, a ACADÉMICA DA MADEIRA desenvolveu um circuito de visitas educativas gratuitas através do seu programa HERANÇA MADEIRENSE. O serviço educativo do programa também oferece concertos de música, saraus de poesia, apresentações de obras literárias e exposições.

Visita

A visita Funchal Cultura Viva, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA através do seu programa HERANÇA MADEIRENSE, percorre as ruas da Baixa funchalense e conta com a atuação de vários atores e atrizes do Teatro Bolo do Caco.

Com início no Colégio dos Jesuítas do Funchal, com mais de 450 anos de História, um padre jesuíta dará as boas-vindas ao grupo de pupilos que integra a visita nesta edificação mandada fundar pelo rei D. Sebastião, em 1569. O grupo continua a percorrer a antiga rua do Estudo, guiados pelos aromas do melaço da cana sacarina, até encontrar uma religiosa do mosteiro de Santa Clara, que rompe a sua clausura para escândalo da população. A visita enfrenta um desafio perigoso ao passar pela casa de um dos maiores comerciantes de açúcar da capital, seguindo até a Alfândega Nova para encontrar um dos mestres construtores mais famosos do reino. Continuando o percurso, o grupo encontra personagens da Madeira rural e visitantes do estrangeiro que conduzem os pupilos até ao Museu de Fotografias para, no regresso, encontrarem um quartel militar no antigo colégio da Companhia de Jesus, visitado pelo rei D. Carlos.

VIRTUAL
  • Interativa
  • Sempre disponível
  • Acessível
Descobre aqui!
PRESENCIAL
  • Experiência imersiva
  • Atores, atrizes e guia
  • Interação
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image
work-image

Login